Skip to content
Home » Bolinho de Chuva ? Como Fazer Bolinho de Chuva, Receita

Bolinho de Chuva ? Como Fazer Bolinho de Chuva, Receita




Bolinho de Chuva

Sinta o aconchego do Bolinho de Chuva. Uma doçura que aquece a alma. Delicie-se com essa delícia de cada gota! Experimente essa Deliciosa Receita de Bolinho de Chuva Simples e Sequinho. Ou, se você preferir Recheado com Doce de Leite, Queijo ou Goiabada.

Esses bolinhos são irresistíveis acompanhados de um café passado na hora para o café-da-manhã ou um lanche gostoso à tarde.

A criançada adora, e os adultos também. Quem acompanhou o “Sítio do Pica Pau Amarelo” com certeza vai lembrar de Tia Nastácia preparando esses bolinhos de chuva para Pedrinho, Narizinho e Emília! Que Tal Fazer esse Bolinho de Chuva Agora? Vamos Lá!

Lista de Ingredientes

  • Um litro de óleo para realizar a fritura do bolinho de chuva
  • Duas xícaras e meia de farinha de trigo peneirada (peneirada para deixar mais fofinho)
  • 02 ovos de galinha grandes
  • Uma xícara de leite integral
  • Uma xícara de açúcar cristal
  • Uma Colher de sopa de fermento em pó
  • Uma colher de sopa rasa de Amido de Milho (Maizena®) {Segredo para o Bolinho ficar Sequinho}
  • Três colheres de sopa de açúcar refinado para passar os bolinhos depois de fritos
  • Uma colher de sopa de canela em pó para passar os bolinhos depois de fritos

*Dica: Para fazer o bolinho de chuva salgado basta remover o açúcar cristal da massa e não passar no açúcar refinado com canela em pó depois da fritura. Substitua o açúcar cristal da massa por uma pitada a gosto de sal ou tempero pronto à seu critério (ex. alho, cebola, sal, coentro, cominho).

Como Fazer a Receita de Bolinho de Chuva Simples…

Passo 01 – Em uma vasilha grande coloque todos os ingredientes e mexa até o ponto da massa ficar uniforme e pastosa.

Passo 02 – Em uma panela convencional coloque cerca de 500 ml de óleo suficiente para deixar o bolinho de chuva flutuando durante a fritura, e aqueça em fogo baixo. Atenção não deixe cair, ou pingar, água nesse óleo para evitar acidentes na hora do preparo. Também afaste crianças, e animais de estimação, para evitar tragédias.

Passo 03 – Em cerca de 02 minutos no fogo baixo, o óleo já estará bem quente por volta dos 180º C. Nesse momento com o auxílio de uma colher coloque pequenas quantidades de massa para fritar até ficarem dourados por inteiro. Fique atento(a) à coloração para não deixar queimar o bolinho de chuva.

*Dica: Não deixe o óleo esquentar demais para não queimar os bolinhos e nem frio demais para não encharcar os bolinhos de óleo.

Passo 04 – Quando o bolinho estiver dourado, retire individualmente da panela e coloque sobre papel toalha para drenar o excesso de óleo. Antes que esfriem, passe-os no açúcar refinado com canela em pó.

Passo 05 – Feito isso, espere esfriar um pouco e sirva-os.

Como Fazer a Receita de Bolinho de Chuva Recheado com Goiabada, Queijo ou Doce de Leite…

Passo 01 – Numa vasilha grande, misture primeiro o açúcar cristal, os ovos de galinha, o leite e uma pitada de sal, em seguida a farinha de trigo peneirada. Até atingir o ponto de consistência pastoso, própria do bolinho de chuva. Reserve a massa.

Passo 02 – Corte pedaços pequenos de goiabada, queijo ou doce de leite cremoso proporcionais ao tamanho do bolinho que você vai está fazendo. Se o pedaço ficar muito grande vai sair de dentro da massa na hora de fritar.

Passo 03 – Acrescente aos poucos os pedaços de goiabada, queijo ou doce de leite cremoso sobre a massa que está reservada na vasilha.

Passo 04 – Utilize duas colheres de mesmo tamanho dentro da vasilha com a massa para envolver os pedaços de goiabada, queijo ou doce de leite cremoso e coloque delicadamente dentro do óleo para fritar.

Um pouco da História do Bolinho de Chuva …

Bolinho de chuva é uma especialidade típica do Brasil e de Portugal. É feito utilizando farinha de trigo peneirada, ovos de galinha, leite integral e fermento químico em pó ou bicarbonato de sódio (algumas vezes leva recheio com frutas picadas, doce de leite ou goiabada). Os bolinhos são fritos em óleo não muito quente e passados na canela em pó e açúcar refinado.

Na maioria das receitas, as proporções são três xícaras de farinha de trigo e duas xícaras de leite para um ovo e o fermento é o último ingrediente a acrescentar. A massa será repartida em bolinhas, com a ajuda de uma colher, antes de levar ao óleo para fritar.

Graças à sua facilidade de preparo e custo baixo dos ingredientes, os bolinhos de chuva são preparados, e servidos, com certa frequência em Portugual e na África. A massa apresenta uma sabor que lembra bastante o “Sonho” brasileiro, ou da Bola de Berlim (nome popular na Europa e partes da África), e é mais utilizada no período natalino.

A origem mais provável do bolinho de chuva é em Portugal e ficou famoso no Brasil graças ao conhecido programa infantil de televisão Sítio do Picapau Amarelo, onde a cozinheira Tia Nastácia sempre fazia esses bolinhos para Pedrinho, Narizinho e para a boneca de pano Emília.

**Com adaptações, fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolinho_de_chuva

Deixe Uma Resposta

“Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.”Romanos capítulo 11, versículo 29