Skip to content
Home » Feijoada ? Como Fazer Feijoada Completa! Receita Brasileira

Feijoada ? Como Fazer Feijoada Completa! Receita Brasileira





Feijoada

Explore a riqueza dos sabores da Feijoada. Um prato tradicional brasileiro que encanta paladares. Descubra essa delícia da culinária nacional! A feijoada é um prato brasileiro que tem suas raízes na culinária escrava africana. A palavra feijoada significa “sopa grande”.

Normalmente consiste em ervilhas de feijões pretos, tripas de carne (ou outras carnes de órgãos) e vários vegetais cozidos juntos em um caldo oleoso. O prato pode ser feito com barriga (bucho) de boi ou de porco como o principal componente da carne, mas é mais comumente preparado com músculo.

Lista de Ingredientes

  • 350 g de linguiça calabresa de porco fatiados em tiras grossas
  • Meio Quilo de costela de porco fatiada em partes pequenas
  • Meio Quilo de feijão preto
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 350 g de linguiça de paio fatiada em tiras grossas
  • 2 Cubos de Tempero Pronto Sabor Caldo de Bacon
  • 450 g de lombo de porco sem osso fatiado em pedaços menores
  • 1 laranja média inteira sem casca
  • 1 orelha de porco fatiada em pedaços menores
  • 2 pés de porco fatiados em pedaços menores
  • Meio quilo de músculo, ou carne seca fatiada em pedaços menores
  • 1 cebola bem cortada em pedaços menores

Como Fazer a Receita da Feijoada…

Passo 01 – A feijoada começa a ser feita um dia antes para preparar as carnes e retirar o excesso do sal. No dia anterior, pegue uma bacia grande e coloque os pedaços da carne de porco mergulhados na água. Coloque a carne seca, a orelha, a costela e os pés do porco. Troque a água a cada 01 hora, por um período de 04 horas. Deixe descansando na água até o dia seguinte.

Passo 02 – Agora, passado o dia, vamos preparar o feijão preto colocando-o de molho na água por, pelo menos, 01 hora de relógio. Reserve.

Passo 03 – Busque a bacia onde estava a carne de porco de molho e escorra toda a água. Agora pegue uma panela de pressão grande, adicione todas as peças da carne de porco, insira água no máximo até a metade da panela, e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos – comece contar o tempo quando a panela pegar pressão. Passado os quinze minutos, desligue o fogo, deixe a panela esfriar sozinha e quando estiver sem pressão, abra a panela, escorra a água do cozimento e deixe a carne de porco reservada numa vasilha.

Passo 04 – Utilize novamente a panela de pressão grande para colocar a cebola para refogar com óleo. Acrescente o paio, o lombo e a linguiça misturando tudo por mais quatro minutos. Adicione o feijão preto escorrido, a laranja inteira descascada e as carnes de porco cozidas. Adicione os cubos de tempero pronto e coloque água apenas até a metade da panela de pressão. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos – comece contar o tempo quando a panela pegar pressão.

Passo 05 – Passado os quinze minutos, desligue o fogo, espere a panela perder a pressão saindo o vapor sozinha. Quando estiver sem pressão abra a tampa e retire a laranja. Ainda sem a tampa, ligue novamente em fogo baixo e deixe cozinhar por mais meia hora até engrossar o caldo e os ingredientes estiverem bem cozidos. Desligue o fogo, se preferir passe a feijoada para uma travessa grande ou, então, sirva na panela mesmo. Bom Apetite!

Sugestões que Podem Ser Feitas com sua Feijoada

Uma feijoada brasileira que se prese sempre vem acompanhada com aquele molho de pimenta especial, farofa de manteiga, arroz branco e aquela salada de couve refogada com vinagrete. Então, não deixe de fazer essas guarnições de acompanhamento, mãos à obra, e capriche em todos esses detalhes!

*Dica: Você poderá utilizar outros pedaços de carne suína, como por exemplo, bucho, língua, mocotó, pedaços do rabo ou do joelho. Lembre-se de deixar de molho na água um dia antes para retirar o excesso de sal, conforme orientado na receita tradicional. Troque a água no mínimo quatro vezes, uma vez a cada hora durante o intervalo de quatro horas.

Curiosidades e Comentários sobre a Feijoada

Você sabe O que é feijoada?

Feijoada é um prato brasileiro que consiste em feijão preto, especiarias e arroz. Tradicionalmente, é comido em um domingo e é muito popular no Brasil. A feijoada é um símbolo do país e muitas vezes é servida como uma refeição especial em cerimônias religiosas.

A história da feijoada brasileira

A feijoada começou como um prato do tráfico de escravos. Os escravos que eram trazidos para o Brasil comiam a comida que não podiam carregar, que geralmente era feijão e arroz. Os escravos misturavam o feijão com qualquer tempero que encontrassem, e o prato ficou conhecido como feijoada. Com o tempo, o prato evoluiu para o que conhecemos hoje.

Como fazer uma feijoada completa (incluindo opções veganas e light)

Você vai precisar de: feijão preto, sal, cominho, pimenta, azeite, vinho branco, alho, cebola, pimenta jalapeno, tomate, pimentão verde, castanha do Pará, arroz branco cozido, vinagre, suco de limão, molho de soja e cebolinha .

Para fazer a versão vegana da feijoada, você precisará substituir o vinho branco por caldo de legumes e o molho de soja por tamari. Para fazer a versão light, você só precisará de vinagre e suco de limão.

Resultados do meu experimento comendo uma versão vegana e light da feijoada brasileira

Achei que a versão vegana da feijoada não era tão recheada quanto a versão tradicional. A versão light também não era tão saborosa quanto a versão tradicional. No geral, achei as duas versões boas, mas preferi a versão tradicional.

Acho que a feijoada é um ótimo prato e vale a pena experimentar. Também, acho que as versões vegana e light são ótimas alternativas para quem busca versões mais leves do prato.

Deixe Uma Resposta

“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.” Provérbios capítulo 31, versículo 30