Skip to content
Home » Quindim ? Receita de Quindim Tradicional, Como Fazer

Quindim ? Receita de Quindim Tradicional, Como Fazer




Quindim

Desperte seus sentidos com o delicioso “Quindim”! Aprenda a fazer essa sobremesa tradicional que encanta a todos. 🍮🥥 Saboreie essa tentação agora mesmo! Quindim ? Receita de Quindim Tradicional, Simples, Como Fazer, O que é essa Sobremesa que ficou Famosa Depois do Sítio do Pica Pau Amarelo?

A criançada adora e os ingredientes são bem simples e fáceis de encontrar. Não demora muito para ficar pronta e não precisa ter uma grande experiência na cozinha para preparar essa deliciosa receita de quindim.

Lista de Ingredientes

  • 12 Gemas de Ovo de Galinha Sem a Pele
  • 200 g de Coco Ralado
  • 400 g de Açúcar de Confeiteiro
  • 02 colheres de sopa de Manteiga
  • 200 ml de Leite de Coco

Preparando Como Fazer Receita de Quindim

Passo 01 – Pegue uma vasilha grande e, então, coloque 400 g de Açúcar de Confeiteiro e duas colheres de sopa de Manteiga. Amasse bem para diluir a manteiga no açúcar. Logo em seguida adicione as 12 gemas de Ovo de Galinha Sem a Pele. Você pode utilizar um garfo como uma peneira deixando a gema passar pelos dentes do garfo ficando a pele e caindo apenas a gema em si.

Passo 02 – Com auxílio de um FUE misture bem as gemas com o açúcar misturado com manteiga. Assim que ficar com uma textura pastosa, acrescente 200 ml de Leite de Coco e 200 g de Coco Ralado. Mexa novamente até misturar bem todos os ingredientes.

Passo 03 – Agora pegue forminhas pequenas, unte com manteiga e polvilhe açúcar de confeiteiro nelas. Dentro dessas forminhas untadas, despeje a massa feita no Passo 02.

Passo 04 – Agora pegue uma forma retangular grande, coloque as forminhas preenchidas dentro da forma maior e coloque água na forma retangular para assar o quindim em banho maria. Leve ao forno preaquecido na temperatura de 180º C por pelo menos 30 minutos. Após esse período está Pronto, espere esfriar, Sirva e Bom Apetite!

Curiosidades e Comentários sobre Quindim

De origem dos escravos vindos da África, essa sobremesa também é apelidada pejorativamente de ‘sobremesa do pobre’, pois é acessível e fácil de fazer. Em sua receita tradicional leva-se gemas, leite de coco, coco ralado, manteiga e açúcar de confeiteiro.

Quando fresco, o quindim apresenta textura macia, sabor adocicado e textura cremosa. Para fazê-los, você ferve em banho maria os ingredientes até ficarem macios e gelatinosos. Em seguida, você esfria a mistura e a corta em pedaços pequenos. Quem já experimentou quindim sabe que é uma das sobremesas mais populares do país.

O quindim popular é feito com leite, açúcar, canela e coco ralado. Cada ingrediente adiciona um sabor único à sobremesa. A canela adiciona um sabor quente e picante ao prato, enquanto o coco adiciona uma rica textura e cremosidade ao quindim.

Para adicionar sabor, alguns cozinheiros adicionam fava ou extrato de baunilha, além de canela. Quanto ao açúcar, alguns cozinheiros adicionam açúcar branco granulado enquanto outros usam açúcar turbinado ou açúcar bruto mascavo.

Outros optam por adicionar mel para adoçar o quindim. Outros adicionam xarope de milho ou melaço à mistura para ajudar a evitar que se acumule durante o armazenamento. Alguns cozinheiros também adicionam leite evaporado à mistura para dar ao quindim uma doçura e suavidade extras.

Tipicamente servido durante a Quaresma no Brasil, o quindim também faz parte da dieta brasileira. As pessoas consomem quindim durante o café da manhã, por isso serve como um lanche de enchimento sem adicionar calorias desnecessárias à sua dieta.

Ele também serve como um café da manhã barato que é fácil para os olhos e paladar. Por esta razão, o quindim é frequentemente consumido com café ou outras bebidas quentes durante as refeições em restaurantes ou cafés.

Várias regiões do Brasil celebram o quindim com festivais dedicados a esta especialidade regional. No estado do Rio de Janeiro, as pessoas comemoram o carnaval com uma festa de três dias chamada Quinceañera – nome que representa o número de ingredientes em quindim (açúcar – sete; leite – cinco; canela – dois; coco – um).

No Peloponessos, a capital regional da Grécia, as pessoas celebram sua culinária regional realizando festivais gastronômicos. Durante o festival regional, eles servem pratos da culinária regional, como donuts de cordeiro da Etólia – uma região no sul da Grécia conhecida por seus donuts de cordeiro.

Por mais popular que seja o quindim, muitas pessoas nunca provaram esta deliciosa sobremesa sul brasileira antes. Infelizmente, muitos não-sulistas pronunciaram erroneamente a palavra ‘quindio’ como ‘quincy’, o que confunde ainda mais as pessoas sobre a origem dessa sobremesa.

Para esclarecer as coisas, quindim é na verdade derivado do termo da língua tupi ‘quina’, que é como a farinha de mandioca se parece quando recém-saída da terra. Doravante, ‘quindim’ é como as pessoas chamam esse deleite delicioso quando é servido frio depois de ter sido resfriado durante a noite.

Deixe Uma Resposta

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”Provérbios capítulo 28, versículo 13