Receita de Moqueca de Peixe
Viaje pelos sabores da culinária brasileira com a autêntica receita de Moqueca de Peixe. Um prato que vai te conquistar! Moqueca de Peixe ? Receita de Moqueca de Peixe, Deliciosa com Sabor Irresistível. Com Acompanhamentos Farofa de Manteiga e Bolinho de Arroz. A moqueca de peixe não pode faltar nas regiões costeiras do Nordeste.
É um dos prato mais pedido pelos turistas ao visitar as belas praias nordestinas, principalmente na hora do almoço de frente ao mar. Experimente hoje mesmo essa receita com seu sabor forte e marcante.
Lista de Ingredientes
- 01 Kg de Peixe em Postas (Dourado, ou Corvina, ou Pescado, ou Robalo ou Cação)
- 04 Limões Taiti
- 05 dentes de Alho picados e Amassados
- 05 pitadas de Sal
- 01 Cebola Grande cortada em Rodelas
- 01 Pimentão Verde cortado em Rodelas (sem as sementes)
- 01 Pimentão Vermelho cortado em Rodelas (sem as sementes)
- 02 Tomates Grandes cortados em Rodelas (sem as sementes)
- 02 colheres de sopa de Coentro
- 400 ml de Leite de Coco
- 01 colher de sopa de Azeite de Dendê
- 02 pitadas de Pimenta do Reino
- 200 ml de Creme de Leite
Preparando Como Fazer Receita de Moqueca de Peixe
Passo 01 – Primeiro pegue uma vasilha grande, esprema os quatro limões Taiti (retire as sementes do limão), acrescente duas pitadas de sal e os cinco dentes de alho picados e amassados. Depois, adicione 01 kg de Peixe em Postas, misture bem as postas com o suco de limão com alho e deixe de molho marinando por 01 hora e 20 minutos. Esse tempo de molho é essencial para dar certo a moqueca. Após esse período marinando, escorra as postas com auxílio de uma peneira (não lave) e Reserve.
Passo 02 – Agora pegue uma Panela Grande de Barro, ou uma panela grande anti aderente, coloque as rodelas da cebola, um pimentão verde cortado em rodelas, um pimentão vermelho cortado em rodelas, dois tomates grandes cortados em rodelas e duas colheres de sopa de Coentro. Por cima das rodelas, coloque as postas de peixe reservadas do Passo 01. Logo em seguida, adicione 400 ml de água filtrada, 400 ml de Leite de Coco, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos, contando a partir do momento que levantou a fervura (começou a borbulhar).
Passo 03 – Passado os 20 minutos, destampe a panela, mude para fogo baixo e Adicione uma colher de sopa de Azeite de Dendê, três pitadas de Sal e duas pitadas de Pimenta do Reino. Misture bem para o azeite de Dendê ficar bem distribuído. Desligue o fogo e, então, acrescente 200 ml de Creme de Leite. Mexa novamente até misturar todo o creme de leite. Está Pronto, Sirva ainda Quente! Como sugestão de Acompanhamento sugerimos uma bela Farofa e Bolinhos de Arroz.
Curiosidades e Comentários sobre Moqueca de Peixe
Comer uma moqueca na praia é uma festa popular de verão no Brasil. O tradicional prato brasileiro é feito com vinho branco, peixe fresco e creme de coco. A moqueca é servida na praia ou em um restaurante à beira-mar.
O cenário é tipicamente romântico e tropical, ressaltando o caráter especial de saborear uma moqueca na praia. É uma excelente oportunidade para conhecer algumas das belezas naturais do Brasil enquanto saboreia um de seus pratos icônicos.
Comer uma moqueca na praia é uma festa popular de verão no Brasil. Existem várias variações deste prato tradicional, incluindo o seguinte:
1. No Rio de Janeiro, os chefs usam peixe fresco em vez de seco para fazer a tradicional moqueca de feijão preto. O feijão preto também é substituído por um pouco do vinho branco, a fim de mantê-lo vegetariano. Cozinhar peixe com feijão preto aprofunda o sabor e o torna mais saboroso do que outras versões de moqueca de feijão preto.
2. Fora do Rio de Janeiro, chefs fazem rosca de camarão. Nesta variação, os camarões são envoltos em migalhas de pão e fritos antes de serem servidos com molho de tomate e queijo derretido por cima. Variações populares incluem rosca acarajé (rolinho de caranguejo) e rosca malungua (salada de frutos do mar), todas servidas com creme de coco como molho.
3. Em Salvador da Bahia, os chefs usam camarões em sua versão malungua em vez de peixe ou camarão. Sua versão também usa leite de coco em vez de vinho branco para equilibrar sabores salgados sem causar desconforto no estômago ou embriaguez pela doçura do vinho branco. Este prato é melhor apreciado em uma das belas praias do Brasil durante os meses de clima quente!
As moquecas de verão também são conhecidas como banquetes de frutos do mar, pois normalmente incorporam muitos pratos de frutos do mar em um evento, em vez de servir vários pratos diferentes ao longo do período de refeição.
Por exemplo, um restaurante de verão ao ar livre normalmente serviria carnes de churrasco junto com peixe fresco cozido em uma grelha de fogo aberto ou molho de churrasco feito de lagostas ou caranguejos cozidos em suas próprias conchas para um apelo extra de especiarias!
Outros pratos populares incluem hambúrgueres artesanais, ou gourmet, brasileiros – feitos com temperos caseiros, presunto, queijo e azeitonas – junto com leitão assado e outras carnes cozidas em espetos sobre uma churrasqueira aberta com frutas frescas para acompanhar como acompanhamentos para a sobremesa!
A cozinha tradicional brasileira inclui muitos pratos deliciosos que podem ser apreciados em qualquer época do ano, mas especialmente durante as noites quentes de verão nas praias locais ou restaurantes à beira-mar!
Uma moqueca na praia combina comida maravilhosa, clima agradável e belas paisagens para criar uma memória inesquecível para quem gosta de coisas assim!
Deixe Uma Resposta
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;”1 Pedro capítulo 01, versículo 15